sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Projeto de Energia Eólica em Jacaraú-Paraíba/Brasil.

Projeto de Energia Eólica em Jacaraú-Paraíba/Brasil.
No ano de 2012 dei início a minha primeira tentativa em conseguir gerar a energia da minha residência a partir de energias renováveis. Foi ai que peguei um ventilador de teto, um alternador de carro, alguns ferros velhos e material de máquinas de lavar de bicicletas e motos e dei início a primeira experiência.

Assim falando, é bem simples: Eu possuo aparelhos de som, que trabalham na bateria do meu carro com um inversor, que converte a tensão de 12v para 220v. (voltagem usada na região). A bateria não descarrega porque o alternador está carregando-a, mantendo-a carregada. A força que faz com que o alternador gire, é o motor do carro ligado. Logo concluímos que, se o vento gira o cata vento e neste estiver acoplado o alternador, não terá como dar errado. Porém, descobrir por meio das pesquisas e dos testes, que não é tão simples assim. Um ano e sete meses se passaram, muito dinheiro gasto, muito sono perdido, muitas viagens, elogios e também mangação feita a nossa pessoa e ainda não atingir 100% de eficiência no projeto. Já caminhei muito e não irei voltar quando já estou chegando ao objetivo almejado. Desde já, agradeço profundamente, a todos os colaboradores que direto ou indiretamente se mobilizaram para tornar esse sonho possível. Em especial aos meus irmãos que estão na Alemanha, Espedito, Da guia, Ângela, ao Mosca moto, a Raminho do Sítio Pitombas de Jacaraú-PB, a Flávio Luna do AGEMTES, a Sebastião do SERTAS, A Prefeitura Municipal de Jacaraú, A Pery Camilo, A Paraíba Motos JP-PB, a Tele Baterias JP-PB, a casa das Antenas JP-PB, A Cizinho de Jacaraú-PB, a Joel Rone Hoffman de SC, a Paulo Reis de GO, a minha esposa e minhas duas filhas e tantos outros apoiadores.
 Após não da certo com as pequenas pás, eu fui aumentando em tamanho e em números, da mesma forma, multiplicando a velocidade, que no início foram feitas com peças de bicicletas.


 Comprei um alternador modificado em Goiás, mas não deu certo. Por nove vezes, montei e desmontei, até parar as tentativas e comprar um pronto, na Alemanha.



 Esse, na hora de pico, chegou a gerar 350V. Deu início a minha busca por controlador de carga e regulador de tensão
 A essa altura, eu já estava com um cata vento bem maior, com 2mt e 30cm de diâmetro e com 8 pás. Não mais com peças de bicicletas e sim de motos. Com uma multiplicação de 12/01


 Descobri o inversor grid tie, que joga a energia gerada direto na rede elétrica. Pelo preço mais em conta , recorri novamente a Alemanha.



As pás que vocês estão vendo, não se encontram mais no projeto, São partes de canos PVC de 200mlm. Deu um vento muito forte e quebrou quatro delas, então eu as refiz com alumínio.



Questões a serem enfrentadas para um funcionamento eficaz do projeto
O inversor grid tie não agüentou a amperagem das baterias, troquei as baterias de carros, por baterias de motos. Funcionou bem melhor, porém ainda não é o desejado. Será que com duas baterias de no break, 7 A e 12v, dará certo?
O carregamento de baterias, ainda é muito lento. Será que manterá o consumo da casa com um sistema off grid?
Mesmo a energia gerada sendo pouca, enviando-a pra rede da concessionária, e utilizando apenas uma tomada para uma fonte carregadora, quando necessário, para carregar as baterias do sistema off grid, será viável?
A responsabilidade pela medição de nossa geração é da concessionária de energia. Quem garante que ela medirá corretamente? A mesma não terá interesse algum que o nosso projeto dê certo.
Próximos passos
* Preencher o formulário padrão da ANEEL, para que a empresa de energia possa realizar as adequações necessárias a receber energias renováveis.
* Fazer um novo cata vento, com apenas 4 pás e 3 mt de diâmetro sem multiplicação de velocidade, acoplado direto no eixo do aerogerador. Isso vai me possibilitar trabalhar com 12V, com maior velocidade no cata vento, ganhar mais eficiência no resultado final, que é carregar as baterias.

Construir dois painéis fotovoltaicos com 40 Células Solar De 4,23w. Painel Solar 169w , atingindo 20,5 Volts e 8,11 Amperes por painel.

E instalar junto ao aero gerador, aumentando a eficiência da geração.
Fazer uma inauguração digna com a presença de todos os colaboradores e de todas as pessoas que estão interessadas em se livrar, ou diminuir as suas contas de energia instalando sistemas parecidos de aquisição de energia pura, limpa, constante, inesgotável e renovável, contribuindo assim para a melhoria da vida na terra. O nosso Planeta agradece e o nosso bolso também.
Pesquisar todos os investimentos públicos disponíveis para esse fim, para que um maior número de pessoas possa ser beneficiado com os mesmos.
Registrar uma empresa que possa viabilizar os projetos em todos os níveis.
Queremos sugestão de nomes, Quem sabe:
“AMIGOS DO PLANETA...”                                        Januário Neto

6 comentários:

  1. Oi Januario, tudo bem? Parabéns pela iniciativa, tentativas, persistência e conclusão de seu projeto. Todas as vezes que o governo aumenta as tarifas energéticas, as cabeças inquietas como as nossas não param até conseguirmos produzir nossa própria energia! Eu também estou nessa batalha. Estou esperando imãs da China para modificar dois motores. Caso não dê certo, gostaria de saber como você comprou esse motor-gerador. Se puder, posta os custos (motor-gerador, inversor e controlador de tensão). Grato e aguardando mais postagens!

    ResponderExcluir
  2. Preciso copiar este projeto para fazer o mesmo em Bom Jesus dos Pobres. Me ajude. orlins@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Estou com o mesmo projeto, mas poe enquanto estou convertendo toda a casa em 12v e acumulando com baterias de no-break!
    Comprei lampadas 12v com soquetes E29 na china de 3w a 15w!
    Somente com as três baterias de no-break, aguento até ois dias com tudo aceso sem alimentação externa!
    Estou iniciando a montagem do gerador com alternador de carro 60A.
    Não quero gerar alta tensão (110 e 220), apenas 12v pois tenho encontrado vasto material em baixa tensão que vai suprir todas minhas necessidades!
    Não sei qual controlador de corrente colocar, pois ao gerar 13.8v sobrecarrega as lampadas! Alguém sabe o que posso colocar para manter a saída em 12v?
    Caso alguém tenha interesse em dividir informações e idéias, favor entrar em contato!
    Meu Whats é 11 9 75753535

    ResponderExcluir
  4. Bom dia amigo Unknown! Desculpe a grande demora em responder, creio que na verdade vc já conseguiu todas as respostas. Na verdade eu havia abandonado este blog, só agora, com o meu retorno a função de professor, resolvi reativá-lo, foi ai que vi suas mensagens e seu zap. De lá pra cá se foram muitas outras tentativas. Eu só consegui me livrar da conta de luz após instalar 4 painéis fotovoltaicos para ajudar o cata vento.

    ResponderExcluir