Nos últimos dois anos, a pequena e pacata cidade de Jacaraú, situada no Vale do Mamanguape, a 86 Km da capital João Pessoa tem apresentado um desenvolvimento bastante acelerado. Ruas limpas, iluminadas e bem cuidadas. A construção de praças e áreas esportivas, bem como o erguimento de prédios e pontos comerciais, tem aumentado notadamente. Porém nada comparado ao crescimento intelectual dessa gente. Segundo pesquisas, Jacaraú é a cidade do Vale que mais tem aprovado alunos e alunas nos vestibulares para o ingresso nas universidades da região.
No campo artístico, os avanços são evidentes, com a música, o teatro, poetas pintores e, sobretudo por meio das quadrilhas juninas, com destaque para a Sanfona de Ouro que tem levado o nome do município a outros Estados nordestinos. Esses movimentos artísticos cresceram de tal forma que fizeram surgir à necessidade da criação de uma Secretaria Municipal de Cultura.
Diversos fatores têm contribuído para esse desabrochar do município:
A chegada do promotor de Justiça, Marinho Mendes Machado para atuar na Comarca de Jacaraú;
A eficácia de uma bancada de vereadores oposicionistas em fiscalizar os recursos públicos destinados a este município;
A mobilidade da gestão municipal saindo da inércia e partindo para a realização;
O retorno de pessoas, filhas deste município, trazendo recursos intelectuais e financeiros aplicando-os neste município.
Tudo isso tem contribuído bastante para que o município alavancasse em prol de um desenvolvimento sustentável promissor.
Nos últimos dias, quem faz uso das redes sociais, tem observado um portal de notícias denominado Portal P3. Esse veículo de comunicação tem proporcionado aos leitores um ótimo nível de informação com coerência, responsabilidade e imparcialidade na publicação de suas matérias, merecendo a confiabilidade de todos. O portal P3 tem origem na Capital do País Brasília, porém é alimentado por uma jacarauense, PERY CAMILO, nossa futura jornalista.
Há vários aspectos que, na contra mão do desenvolvimento, empurram este município para baixo. Em breve faremos novas publicações a esse respeito.
Januário Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário