O nosso V encontro, assim como os demais, foi bastante proveitoso, apesar de termos iniciado com um pouco de atraso.
Após as boas vindas do nosso professor tutor foi feito a leitura compartilhada do artigo de Cecília Ramal intitulado: "O computador vai substituir o professor?"
O texto visa alertar os professores da necessidade de uma auto avaliação a partir dos objetivos de aprendizagem propostos. De forma clara, o texto nos mostra que é impossível tentar concorrer com a quantidade e qualidade de informações disponíveis na internet. Ao final do artigo,a autora afirma que será preciso reinventare a nossa profissão. Em debate fora pronunciada varias palavras para sintetizar o artigo, Eu também dei a minha colboração: "A socialização do conhecimento".
Na ocasião fora aberta uma discussão sobre o uso dos laboratérios de informáticas instalados nas escolas, chegamos a uma conclusão que será necessário regras, normas e pessoas qualificadas (professores) para assumirem a responsabilidade desses laboratórios.
fizemos ainda uma discussão sobre cooperação ou interação. Neste novo momento de tecnologia da informação o termo cooperação será o mais apropriado para essa nova realidade.
Após as boas vindas do nosso professor tutor foi feito a leitura compartilhada do artigo de Cecília Ramal intitulado: "O computador vai substituir o professor?"
O texto visa alertar os professores da necessidade de uma auto avaliação a partir dos objetivos de aprendizagem propostos. De forma clara, o texto nos mostra que é impossível tentar concorrer com a quantidade e qualidade de informações disponíveis na internet. Ao final do artigo,a autora afirma que será preciso reinventare a nossa profissão. Em debate fora pronunciada varias palavras para sintetizar o artigo, Eu também dei a minha colboração: "A socialização do conhecimento".
Na ocasião fora aberta uma discussão sobre o uso dos laboratérios de informáticas instalados nas escolas, chegamos a uma conclusão que será necessário regras, normas e pessoas qualificadas (professores) para assumirem a responsabilidade desses laboratórios.
fizemos ainda uma discussão sobre cooperação ou interação. Neste novo momento de tecnologia da informação o termo cooperação será o mais apropriado para essa nova realidade.
Passo a expor neste momento, a experiência própria, vivenciada em muitos momentos de formação e sobretudo a partir do ano de 2004, período em que passo a lecionar na rede pública de ensino do Estado da Paraíba. Baseado na experiência de vários movimentos populares e religiosos que tive a honradez de participar, bem como na experiencia vivenciada pelo nosso mestre Paulo Freire. Em cada ano, no primeiro dia de aula, faço questão de apresentar o meu método de ensino, pois os alunos, em sua maioria, estão todos atentos para saber quem é o professor, qual a disciplina, dentre outras curiosidades. Eu diria aos meus colegas professores que essa aula determinará todas as outras no decorrer do ano, pode até parecer um exagero essa afirmação, porém é o que eu tenho percebido.
Qual é o método apresentado? POCE PROFESSOR É O QUE ENSINA, REPASSA CONHECIMENTOS... Orientador é o que orienta, poís o rítimo é tão acelerado em que é transmitida a informação, não temos tempo de processá-las em nossa mente, e mais, a maioria das pessoas não sabem qual a sua verdadeira vocação. Companheiro é aquele que acompanha passo a passo, que cumprimenta os aluns onde quer que os encontre, que se intromete quando os vê em perigos, seja na escola ou fora dela. É ser amigo. E, por fim, Educador é aquele que ao lado da família educa para a vida, e outros adjetivos pertinentes a essa palavra que vocês conhecem mais do que eu. Geralmente,ao toque da campanhia, ouço os anunos comentando "o professor é bom, o professor é bom". Mesmo em uma época em que percebo a falência do sistema educativo, não sou o melhor, não sou o pior, porém tenho conseguido ministrar minhas aulas. Talvez eu tenha me antecimpado a esse processo de Educação e Inclusão digital, que sem dúvidas, vai exigir esse novo modelo de professor. Ainda não possuo uma ferramenta que avalie a eficácia deste método, só um grupo de educadores ou educadoras poderão aplicar o mesmo método e ao final do ano letivo mensurar para saber se é ou não eficaz, as variaveis e as probabilidades do mesmo.
Além do método de ensino, POCE, apresento também o método de avaliação, CPF, que não é o cadastro de pessoa física e sim o Comportamento, Participação e Frequência fazendo sempre a resalva na diferença entre ser comportado e participar, e mais, não temos como avaliar quem não está presente, ou melhor, quem não se faz presente. Ainda assim, continuo utilizando os métodos avaliativos de praxis.
Qual é o método apresentado? POCE PROFESSOR É O QUE ENSINA, REPASSA CONHECIMENTOS... Orientador é o que orienta, poís o rítimo é tão acelerado em que é transmitida a informação, não temos tempo de processá-las em nossa mente, e mais, a maioria das pessoas não sabem qual a sua verdadeira vocação. Companheiro é aquele que acompanha passo a passo, que cumprimenta os aluns onde quer que os encontre, que se intromete quando os vê em perigos, seja na escola ou fora dela. É ser amigo. E, por fim, Educador é aquele que ao lado da família educa para a vida, e outros adjetivos pertinentes a essa palavra que vocês conhecem mais do que eu. Geralmente,ao toque da campanhia, ouço os anunos comentando "o professor é bom, o professor é bom". Mesmo em uma época em que percebo a falência do sistema educativo, não sou o melhor, não sou o pior, porém tenho conseguido ministrar minhas aulas. Talvez eu tenha me antecimpado a esse processo de Educação e Inclusão digital, que sem dúvidas, vai exigir esse novo modelo de professor. Ainda não possuo uma ferramenta que avalie a eficácia deste método, só um grupo de educadores ou educadoras poderão aplicar o mesmo método e ao final do ano letivo mensurar para saber se é ou não eficaz, as variaveis e as probabilidades do mesmo.
Além do método de ensino, POCE, apresento também o método de avaliação, CPF, que não é o cadastro de pessoa física e sim o Comportamento, Participação e Frequência fazendo sempre a resalva na diferença entre ser comportado e participar, e mais, não temos como avaliar quem não está presente, ou melhor, quem não se faz presente. Ainda assim, continuo utilizando os métodos avaliativos de praxis.
Januário Neto
Olá Januário!
ResponderExcluirQue continues sendo o Educador que vc é, e que continues utilizando este método: POCE, que com certeza seus alunos estarão bem encaminhados para enfrentar a vida!