sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O Desenvolvimento chegou



O Desenvolvimento Chegou

Segundos dados do IBGE, mais de 37 milhões de brasileiros saíram da faixa de pobreza nesses últimos dez anos. Um dos fatores determinantes para que isso ocorresse foi o aumento considerável  de negócios que foram criados, incentivados e formalizados. Conforme dados de pesquisas, de cada 100 empresas só uma pode ser comprovado ser de grande porte, ou seja, grande empresa, as 99 são formadas por pequenas, médias e micro empresas. O número de pessoas que têm se cadastrado como microempreendedor individual, saindo da informalidade,  cresce a cada ano. No início de 2015, estima-se que o número de microempreendedores individual superará a quantidade de microempresas. Todo esse conjunto envolvendo o comportamento nos negócios, tem levado o governo brasileiro a investir no setor criando leis e políticas favorável  a essa tendência de desenvolvimento irreversível.
A Lei Geral, que trata da Micro e pequena empresa, está sendo implantada em todos os municípios brasileiros, criou-se a função do AGENTE DE DESENVOLVIMENTO LOCAL, pessoa responsável, vinculada ao município, para articular as ações necessárias e facilitar o acesso dos empreendedores a toda essa possibilidade de crescimento e desenvolvimento porque passa o País em todas as regiões.
Em Jacaraú, estamos em fase inicial: precisamos aprovar o Projeto na Câmara Municipal, designar os Agentes de Desenvolvimento, criar a casa do empreendedor e implementar  a Lei Geral de modo eficaz e sustentável   e dessa  forma garantir a elevação do desenvolvimento local.
Todos os vereadores de Jacaraú,  com quem mantivemos contatos a respeito do assunto acima citado, se mostraram favoráveis e entusiasmados em poder colabora com essas ações, por entender  que o desenvolvimento é algo que trás benefícios para todos, por entender que, a necessidade de crescer e se desenvolver independe de cores partidárias.
A cidade de Jacaraú, já possui  um grande potencial econômico em relação as demais cidades da região com esse número populacional. Estamos em uma área geograficamente favorável a este desenvolvimento, temos água abundante de boa qualidade e um clima ótimo dentre outros fatores. Se soubermos aproveitar essas vantagens que temos, daremos um pulo enorme rumo ao desenvolvimento.
A gestão atual de Jacaraú, já deu o primeiro passo em busca de organizar o setor, encaminhou a mim, José Januário de Oliveira, Ag. Administrativo e a Pery Camilo, Assessora de Comunicação, para uma semana inteira de capacitação com o pessoal do SEBRAE /PB, visando avançar rumo à aprovação e implementação da Lei Geral em nosso município.
 Entro em férias na próxima segunda (19/08), espero que ao voltar das férias, em 18 de setembro, o projeto da LG já tenha sido encaminhado a Câmara Municipal, votado e aprovado. Creio eu, que a designação dos Ag. de Desenvolvimento já  estejam prontas para que possamos desenvolver o nosso plano de ação acobertados por lei. Só assim, atuaremos com motivação, entusiasmo, disposição e toda a atenção necessária promovendo o desenvolvimento almejado por todos.
Januário Neto.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O Sapo Cururu



O Sapo Cururu

O Sapo cururu é um grande sapo, na verdade ele não é tão grande, porém, quando é chutado ele incha, incha. Incha e se torna grande,  porém nunca ouvimos falar de algum que tenha estourado. A  presença de um sapo dentro de casa trás infortúnios para os da residência. Talvez a sua aparência, o seu físico, a sua boca grande levem aos da residência a chutá-lo porta afora. Chuta-o, ele volta, chuta-o, ele volta, chuta-o e ele volta novamente.  Aparentemente o referido sapo gosta daquele ambiente. Então, os da casa, se sentindo incomodados com a presença daquele indesejávelprocuram uma água sanitária, sim! - Aquela água que junto ao sabão deixam as roupas limpas -  mas para o sapo, ela faz muito mal. O sapo experiente, que já sofreu com o ataque dessa água,  nem espera ser atingido, sente o odor e mesmo antes de ser atingido com esse líquido, deixa aquele lugar hostil. Contudo, aonde chega é indesejado novamente, o seu habitat natural parece ter sido destruído.
Apesar de o sapo possuir a boca grande ( cerca de 15 cm), ser considerado como  venenoso, sabemos de casos de pessoas que deram entradas em  centros de saúde por mordidas de sapo.
O sapo é bastante importante pra cadeia alimentar, pois ele se alimenta de besouros, baratas, formigas, mosquitos - sim! Esse mosquito que causa a dengue! Essa doença maldita que todos os dias leva milhares aos hospitais e em muitos casos, aos cemitérios.
O sapo é bastante chutado. Quem de nós nunca deu um chute em um sapo!? O sapo tem o seu valor! Até mesmo o escorpião treme na base com a sua presença.
É necessário encontrar o lugar certo para o sapo, reconhecer o valor que ele possui. Devolvê-lo ao seu próprio habitat. Só assim estamos construindo dias melhores para nós e para esses bichinhos de boca grande, olhos grandes, língua enorme, mas muito útil para o equilíbrio da vida na terra.
Januário Neto o maior.


quarta-feira, 5 de junho de 2013

Energia limpa e renovável na Paraíba


No dia 04 de junho de 2013, enquanto aguardava o horário previsto para uma audiência, na sede da promotoria de justiça de Jacaraú, fui interrogado por conselheiros, oficiais e outras pessoas a respeito de energia renovável: Eólica, solar, dentre outras. Ao responder a cada indagação, proferir uma verdadeira palestra, naquela sala repleta de pessoas, sobre energia pura, limpa e renovável, dependência de apenas uma empresa no ramo energético, avanços tecnológicos etc, etc...
Aleguei que, está em fase de teste o meu projeto de geração eólica de energia e que em breve receberei uma visita do setor tecnológico da UFPB e do IFPB  para conhecer e fornecer mais aperfeiçoamento tecnológico e posteriormente expandir para trabalhadores rurais e pessoal de baixa renda. As placas solar também está sendo desenvolvida em nossa Paraíba. Em breve estaremos expandindo para as comunidades.
Todos os presentes ficaram maravilhados, apoiando a iniciativa e torcendo pelo sucesso inovador e revolucionário.
Januário o Maior

domingo, 21 de abril de 2013

Gente de Cultura



CULTURA  é o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.
Cultura é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais.  É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação ( língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc ), estando em permanente processo de mudança.
Para que alguém possa ser considerado gente de cultura, é necessário que tal pessoa ou grupo seja envolvido neste processo social, não como apenas telespectador ou coadjuvante, mas como agente receptor e emissor dos mais variados segmentos de cultura interferindo diretamente na transformação da realidade. Sem essa consciência é impossível ser gente de cultura, digo ser gente de cultura desenvolvida, pois se a cultura for estagnada torna-se apenas uma tradição cultural não cumprindo com o seu verdadeiro papel de transformar a realidade.
No dia 20 de abril, a Secretaria de Cultura do Município de Jacaraú realizou um evento denominado de “CULTURA NA TELA”, apesar da ampla divulgação em carro de som e nas rádios locais, a grande maioria da sociedade não participou, é como se fosse um evento alheio a ela, porém no caso das pessoas comuns, pessoas simples que a sociedade já os colocou as margens, é compreensível a ausência, já no caso daqueles que compõem os mais variados grupos da administração pública, percebo uma estagnação cultural, cada um se preocupa com o cada um, o altruísmo está em baixa e a cultura está atrasada.
Em primeiro passo, precisamos trabalhar a cultura de modo inter setorial, dando prioridade aos grupos estabelecidos, oferecendo-lhe palestras, formação, intercâmbio de atividades, só assim poderemos em um futuro médio, ou até distante sermos GENTE DE CULTURA.
Januário o maior

domingo, 7 de abril de 2013

Aerogerador eólico 1000W, Jacaraú-PB

        Após seis meses de muita tentativa, eu consegui erguer o catavento com 2mt e 20cm de diâmetro capaz de acionar um pequeno regador com 1000W de potência. O próximo passo será colocar as baterias, os inversores e ligar à rede doméstica.

Após 100% do projeto concluido farei novas publicações.
Januário O Maior

quinta-feira, 4 de abril de 2013

"OPOSIÇÃO DIGITAL"

"OPOSIÇÃO DIGITAL"

O termo é estranho mas pertinente ao que encontramos no dia de hj.
O facebook vem sendo invadido por esses supostos "defensores" do povo, da lei, ordem, que usam máscaras, fakes, na tentativa de denigrirem a imagem das pessoas e mas precisamente da Administração Pública.

Os assuntos dos mais diversos são debatidos sem a mínima responsabilidade, ou melhor com a covardia de alguém q se esconde atrás de perfis falsos.
Cobranças indevidas, infundadas, denuncismo barato e até ilegal, mts deles sem veracidade. Especulações q só podem vir dos verdadeiros opositores; não da Situação, do Governo, mas opositores da Cidadania, da Democracia.

Temos o Direito de nos expressarmos da maneira como quisermos, mas claro, de maneira q n firamos o Direito do outro. Pra começar, nossas opiniões têm q ser baseadas em fatos, naum em achismos. Nossa identidade e postura diante da vida é o q define nossa credibilidade. Nesses casos em especial, os fakes certamente são representados por pessoas q na REAL n tem o moral para "cobrar", ou na maioria deles, por pessoas q qd tiveram sua chance, sua vez, se mostraram incompetentes. Eles (os fakes) sabem a qual julgamento estão sujeito, por isso se escondem.

Sejamos coerentes, PROBLEMAS em um Município sempre existirão, o que vai definir a competência do Gestor é a forma como este encara, resolve... quais atitudes serão tomadas para que esses sejam resolvidos, e/ou até deixem de existir.

Nosso Município tem História, mts que gostaríamos até mesmo de esquecer, mas que ainda assim, são importantes para q sirva de lição. Mas há vários anos somos castigados por maus gestores, Governos irresponsáveis, sem compromisso com a coisa Pública e num passado ainda mais recente, bombardeados pela CORRUPÇÃO.
Anos e anos de abandono, descaso, anos e anos de uma corrupção evidenciada e publicada nas diversas mídias do nosso País, deixadas como herança, inviabilizando qualquer tipo de política pública que promova aos cidadãos qualquer tipo de benefício imediato.

Já passou da hora de buscarmos a verdade dos fatos. Parem com essas pseudopiniões que surgem no calor da emoção ou que são provocadas por aqueles que NUNCA fizeram nada por nós. Parem de ser usados, suas dores são apenas bandeira e palanque para esses falsos defensores q surgem apenas em época de eleição ou no momento da desgraça alheia.

Perguntem-se, onde estão eles quando o nó aperta? qd soluções tem q ser tomadas?qd problemas tem q ser resolvidos? Eu digo, estão nas Rádios, fazendo sensacionalismo barato com a sua dor, se indignando com a falta de ações nos setores públicos, hj prejudicados por causa da CORRUPÇÃO deles, se indignando com a falta de agilidade às ações sociais q são hj inviabilizadas pela INCOMPETÊNCIA deles. E digo mais, as CAUSAS de hj são os EFEITOS provocados pela inércia de ontem.

São apenas poucos dias para se querer que um Município atrasado por anos, comece a dar seus primeiros passos. Lamento informar, ISSO NÃO VAI ACONTECER!!!
Eu bem queria, todos queríamos, todos desejamos, sonhamos, esperamos; mas estamos caídos amigos, de bruços, arrasados... Pra caminharmos, precisamos primeiro nos arrastar, engatinhar, ficarmos de joelhos e daí sim, nos erguermos novamente.

Novamente fortes, ESPEREMOS;
não foi isso q eu e mais de cinco mil pessoas desejávamos em outubro? E onde estamos nós agora? Novamente nos deixando alienar pela meia dúzia de hipócritas, órfãos, desmamados...?

Embora Prefeito, João continua o mesmo, morando no mesmo endereço e cheio dos mesmos sonhos e vontades. Se vc se uniu a esse Projeto com o mesmo propósito, seja bem-vindo, queremos contar com sua participação, sua ajuda para juntos darmos as mãos e palmo a palmo sairmos do chão. Mas se seu intuito amigo, foi apenas de ser adotado por uma "viúva por quem mts ainda são perdidamente apaixonados", lamento, mas seu lugar é awe onde vc está, cheio de rancor e revolta.

Mas que bom que o tempo passa e com ele certamente dias melhores virão. Pq temos alguém que, embora jovem, sabe o que quer e onde chegar.

Qt a vcs OPOSITORES DIGITAIS, acreditem, estamos fortes e unidos por um só propósito, mas principalmente, estamos imunes aos seus venenos, afinal de contas, veneno só mata se engolirmos.

Pery Camilo.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Inclusão Digital, Sonho ou Realidade?

Gente, que coisa maravilhofsa, será que a gente vai ver aqui perto de nós? Na escola pública?
Meu Deus!!! Eu já estou no final da reta.
Vamos ver...

A informática dominará o mundo... depoimento de um professor. Vejam.

"Caramba. Muitas coisas acontecendo no mundo da educação. Conto-lhes e analiso dois fatos que vivi nestas últimas semanas apressadas que tenho tido por aqui:
1) Leciono uma matéria por semestre aqui em minha universidade intitulada “Entrepreneurship in Emerging Economies”. Os alunos são jovens de 26 a 31 anos provenientes de todas as partes do mundo.
Este ano tenho 54 alunos de 30 países. Quase todos têm projetos que poderiam ser tornar um negócio em breve. Calculo que destes, pelo menos 20% querem começar algo na área de educação. Sei que em muitas turmas de MBA pelo mundo e em muitas incubadoras de negócios isso também está acontecendo. Isso não era assim antes…
2) Antes de começar a matéria, contato com ex-alunos da universidade que há alguns anos tinham projetos empresariais para saber se aceitam explicar para os alunos atuais – através de videoconferências – como evoluíram estes projetos. Dos oito ex-alunos que contatei, vivendo em países como Turquia, Egito, Índia e Romênia, três decidiram começar projetos na área de educação (e seus projetos têm boas perspectivas). Isso não era assim antes…
Alunos no século 21.
Universitários de primeiro ano nos EUA. Foto de Will Richardson.
O que está acontecendo? No mundo da informação massiva e bidirecional os produtos valem cada vez menos. Até os diamantes perdem valor quando sabemos das histórias trágicas que existem por trás deles.
Tal como a informação monopolizada do passado, a informação massiva e bidirecional também constrói e destrói marcas, constrói e destrói mitos, constrói e destrói líderes. Mas se antes essa informação era passível de manipulação por parte de algum membro da cadeia de valor destas organizações, cada vez mais isso se torna possível também em grande escala e por mais e mais pessoas e organizações (sejam elas grandes e poderosas ou não).
Quem sabe adquirir, manusear e transmitir adequadamente a informação, ganha espaço e ganha mercado, independentemente do setor em que atua.
Com a internet, estamos aprendendo a manusear e transmitir a informação de forma muito mais inteligente, apesar de toda a falta de coordenação que naturalmente se instalou.
Ora, a informação sempre foi a matéria prima da educação, tal como é também do jornal, do rádio e da TV. A consequência da informatização da educação se torna então obvia: muito mais gente se torna apta a ensinar (o que é diferente de educar).
Daí os projetos educacionais que pululam por todo o mundo. Alguns deles são tão interessantes e tão inovadores na forma de transmitir informação útil que me fazem perceber que realmente ainda vivemos num mundo extremamente atrasado intelectualmente. Muito está por ser feito nessa área.
As escolas e os meios de comunicação que se limitem a comprar e vender informação deixarão de ter utilidade e de existir. No novo processo educativo, extremamente informatizado, agregará valor ao processo apenas quem puder fazer correlações que convertam esta informação em conhecimento.
Até o final deste século nossos netos verão claramente como éramos limitados em 2012.
Nota adicionada em 10/Novembro/2012: Após lerem esta postagem, alguns amigos comentaram: Como assim “dominará o processo educativo?” Basta ver a foto para perceber que já dominou, não? Na verdade, quando afirmo que “dominará”, no futuro, o faço desde o ponto de vista conceitual e estrutural. Conceitualmente e estruturalmente quase nada mudou: ainda seguimos os processos que seguíamos há centenas de anos. A própria foto que procurei para ilustrar o fenômeno nos remete a um conflito atual entre o modelo antigo e o novo. No modelo antigo uma pessoa falava e cem escutavam. No modelo novo cento e uma pessoas devem falar e escutar. O processo de aprendizagem será diferente. Ainda não descobrimos de que forma, mas certamente será. Estes novos empreendimentos que surgem pelo mundo ajudarão a alterar o status quo do processo em poucas décadas.
Observação importante adicionada em 10/Novembro/2012: O evento Conecta – Tecnologias Educacionais 2012, organizado pela FIRJAN do Rio de Janeiro promete contribuir para este debate ganhar força no Brasil: Conecta – Tecnologias Educacionais 2012".
PENSEM NISSO.

***