terça-feira, 22 de maio de 2012

As festividades juninas e a seca no Nordeste


Enquanto muitos estão insatisfeitos com as divulgações de atrações p festas juninas, milhares de sertanejos travam uma luta diária contra a seca terrivel que poderá ser a pior dos ultimos 50 anos. A população padece de sede, muita gente está há 40 dias sem água porque não tem dinheiro para comprá-la, a seca está provocando um confronto que só se imaginaria no futuro: A guerra pela água.
Em Pernambuco, essa luta já começou com tiros, morte e exploração da miséria. Protestos desesperados são registrados não só lá, mas em várias regiões do semiárido, onde a estiagem já se alastra por 1.100 municípios. Infelizmente o investimento ao combate deste antigo inimigo nordestino é mínimo, o absurdo torna-se ainda maior, ao sabermos que inúmeros municípios nordestinos apesar do estado de calamidade que se encontram, gastarão altos valores na contratação de artistas de renome para os festejos juninos (O famoso PÂO e CIRCO!). Será que nós temos mesmo o que comemorar? Será que os poucos dias de farra levarão embora toda dificuldade? Acho que muitos devem achar que AVIÕES, GAROTA SAFADA, DORGIVAL DANTAS e demais "DEUSES" irão se unir em uma grande dança da chuva, solucionando todos os problemas com apenas 3 ou 4 horas de cantoria. É hora dos governantes terem um pouco mais de consciência com a verdadeira prioridade do povo nordestino que é a SOBREVIVENCIA!


Na Foto: Manoel dos Santos e os netos acompanham o sofrimento da vaca Dourada. Dos 40 animais que tinha no curral, 20 já morreram de sede e fome. (O Globo / Hans von Manteuffel)


Na Foto: Manoel dos Santos e os netos acompanham o sofrimento da vaca Dourada. Dos 40 animais que tinha no curral, 20 já morreram de sede e fome. (O Globo / Hans von Manteuffel)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário