quinta-feira, 31 de maio de 2012

Religiosidade, Campanha Política antecipada e Justiça adormecida


Religiosidade, campanha política antecipada e Justiça adormecida.

Para a Igreja Católica os meses de maio e junho são de muitos eventos religiosos, isso faz parte dos movimentos populares.
O mês de maio é dedicado à Maria mãe de Jesus; é o mês mariano. Na maioria das comunidades do interior do Nordeste a devoção à Maria Santíssima é exortada nos milhares de terços rezados em todas as suas Igrejas.
Após os trinta e um dias de noitários celebrativos realiza-se a queima das flores que foram utilizadas durante o decorrer do mês. A queima é celebrada com muitas honras; filhos ilustres e autoridades diversas são convidadas para esses momentos especiais para as comunidades. Como pessoas ilustres e autoridades possuem uma agenda sempre cheia e não podem estar em um mesmo momento em vários lugares, a queima de flores ocorrem também durante todo o mês de junho e às vezes se estendem até o mês de julho.
O mês de junho também é um mês bastante celebrado, nele se homenageiam três Santos importantes no cenário da Igreja Católica, Santo Antônio (12), São João (24) e São Pedro (29). Essas três datas somadas a queima de flores e o período de colheita na agricultura, fazem dessa época a segunda mais animada de todo o ano; tanto, que as empresas e prefeituras emitem o 13º salário em duas parcelas, a primeira em junho e a segunda em dezembro.
Durante os anos em que não há campanha política essas celebrações acontecem com naturalidade e simplicidade, com o envolvimento apenas das pessoas das comunidades. Porém, no ano em que acontecem as eleições, em especial para a escolha de prefeitos e vereadores, é comum a presença de políticos nesses eventos; todos querendo um espaço para aparecer. Organizam procissões, participam nas liturgias, comentários e tudo mais. Até aí, nada anormal, seria até salutar esse interesse pela religiosidade popular, participando, reanimando estes sentimentos nas pessoas, mas, em muitos lugares, a intromissão de agentes políticos acontecem de modo exagerado.
As comunidades na ânsia de um grande público e angariamento de ofertas, organizam esses noitários e os atribui às autoridades, empresas, grupos e organizações diversas. Dessa forma, cada um quer tornar a sua noite mais festiva, participativa, organizada, criando uma competitividade, e, em tempo de eleição, nem se fala, vale tudo!
No início desta semana, última do mês de maio, no Município de Jacaraú, cidade localizada na região norte à 86 km da capital João Pessoa, para a participação nesses eventos, foram organizadas algumas grandes carreatas políticas. Mas, o que nos fez chegar a conclusão de que houve carreata política e não carreata religiosa, como querem nos fazer acreditar? Ora, foi evidente e (enfim) notório por grande parte da população jacarauense. Uma grande quantidade de carros e motos, (sempre acima de cem veículos), sempre liderados pelos pré-candidatos a cargos eletivos, fogos de artifícios,(um verdadeiro show pirotécnico a todo momento), os barulhos feitos pelas buzinas dos automóveis...
Mas, o mais absurdo de tudo, pasmem os senhores e senhoras, foram os relatos que surgiram por parte dos populares após esses movimentos; segundo esses, uma suposta distribuição de vale- abastecimentos foram oferecidos aos proprietários de automóveis e motocicletas para a participação nas carreatas. Não podemos afirmar se o fato é verdadeiro, mas é o boato mais falado nas rodas de fofocas da Cidade e como diz o ditado: “Onde há fumaça, há fogo!”
O fato é que, não se fala em outra coisa nas rádios e nas redes sociais. Um verdadeiro jogo de empurra-empurra, onde o sujo fica falando do mal lavado. Todos tentam se defender do indefensável. Menos ou mais, exageros à parte, o caso é que todos os lados vêm desrespeitando a Justiça Eleitoral.
Campanha eleitoral fora de tempo, discursos inflamados, propagandas e insinuações exaltadas até na tribuna da Câmara de vereadores, pichação de muro e agora o máximo da baixaria política, a apelação religiosa, onde vale até mesmo o uso de imagem de santos para burlar a lei, na tentativa de mascarar uma carreata política; subestimando a inteligência alheia para camuflar o que está mais do que evidente.
Tão evidente que a Justiça nesta quarta-feira proibiu mais uma “carreata” que sairia da casa da prefeita Maria Cristina para o noitário do Sítio Lagoa de Dentro. Ambos os partidos foram notificados e advertidos, esperamos que surta algum efeito. Estranho, é que mesmo diante de todos as negativas dos correligionários da prefeita Cristina de que não houve carreata política, nenhum movimento se fez por parte deles para esse último noitário. Ora, se antes o que houve foi apenas o “acompanhamento em carreata dos amigos da prefeita a um evento religioso do qual ela seria a organizadora”, como disseram, o que os impediram de fazê-lo novamente?
Nos principais noticiários ficou nítido o repúdio ao circo que se armou em Jacaraú nos últimos dias. Michele Marques, conceituada radialista da Rádio Talismã FM, chegou a se perguntar aquilo que a nós ainda é uma incógnita. O que esperar da Justiça?, do TRE?, onde está a vergonha desses líderes políticos que não respeitam as leis, muito menos o povo que dizem querer defender? Onde está o ilustríssimo senhor Promotor de Justiça, tão combatente, mas tão ausente nesses momentos? E a Igreja Católica, qual seu posicionamento diante de tudo?
Ansiosos por um posicionamento mais efetivo e duro por parte da Justiça Eleitoral, participamos alheios dessas balbúrdias, mas não podemos nos calar diante de tamanhos absurdos. E a pergunta que não quer calar é: Até onde vai tudo isso?
Enquanto isso ficaremos aqui, de olhos abertos na terra do pão e do circo, aguardando pelos próximos capítulos dessa novela.
Januário Neto.





terça-feira, 22 de maio de 2012

As festividades juninas e a seca no Nordeste


Enquanto muitos estão insatisfeitos com as divulgações de atrações p festas juninas, milhares de sertanejos travam uma luta diária contra a seca terrivel que poderá ser a pior dos ultimos 50 anos. A população padece de sede, muita gente está há 40 dias sem água porque não tem dinheiro para comprá-la, a seca está provocando um confronto que só se imaginaria no futuro: A guerra pela água.
Em Pernambuco, essa luta já começou com tiros, morte e exploração da miséria. Protestos desesperados são registrados não só lá, mas em várias regiões do semiárido, onde a estiagem já se alastra por 1.100 municípios. Infelizmente o investimento ao combate deste antigo inimigo nordestino é mínimo, o absurdo torna-se ainda maior, ao sabermos que inúmeros municípios nordestinos apesar do estado de calamidade que se encontram, gastarão altos valores na contratação de artistas de renome para os festejos juninos (O famoso PÂO e CIRCO!). Será que nós temos mesmo o que comemorar? Será que os poucos dias de farra levarão embora toda dificuldade? Acho que muitos devem achar que AVIÕES, GAROTA SAFADA, DORGIVAL DANTAS e demais "DEUSES" irão se unir em uma grande dança da chuva, solucionando todos os problemas com apenas 3 ou 4 horas de cantoria. É hora dos governantes terem um pouco mais de consciência com a verdadeira prioridade do povo nordestino que é a SOBREVIVENCIA!


Na Foto: Manoel dos Santos e os netos acompanham o sofrimento da vaca Dourada. Dos 40 animais que tinha no curral, 20 já morreram de sede e fome. (O Globo / Hans von Manteuffel)


Na Foto: Manoel dos Santos e os netos acompanham o sofrimento da vaca Dourada. Dos 40 animais que tinha no curral, 20 já morreram de sede e fome. (O Globo / Hans von Manteuffel)

 

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Fé e Ciências...aluno, Albert Einstein


Professor: Você é um cristão, não é filho?
Aluno: Sim, senhor.
Professor: Então, você acredita em Deus?
Aluno: Absolutamente, senhor.
Professor: Deus é bom?
Aluno: Claro.
Professor: Deus é todo poderoso?
Aluno: Sim.
Professor: Meu irmão morreu de câncer, embora ele orou a Deus para curá-lo. A maioria de nós iria tentar ajudar outras pessoas que estão doentes. Mas Deus não o fez. Como isso é um bom Deus, então? Hmm?
(Estudante ficou em silêncio.)
Professor: Você não pode responder, não é? Vamos começar de novo, meu rapaz. Deus é bom?
Aluno: Sim.
Professor: E satanás é bom?
Aluno: Não.
Professor: De onde é que satanás vem?
Aluno: A partir de … DEUS …
Professor: Isso mesmo. Diga-me filho, existe o mal neste mundo?
Aluno: Sim.
Professor: O mal está em toda parte, não é? E Deus fez tudo. Correto?
Aluno: Sim.
Professor: Então quem criou o mal?
(Estudante não respondeu.)
Professor: Existe doença? Imoralidade? Ódio? Feiúra? Todas estas coisas terríveis existem no mundo, não é?
Aluno: Sim, senhor.
Professor: Então, quem as criou?
(Estudante não tinha resposta.)
Professor: A ciência diz que você tem 5 sentidos que você usa para identificar e observar o mundo ao seu redor. Diga-me, filho, você já viu DEUS?
Aluno: Não, senhor.
Professor: Diga-nos se você já ouviu o teu Deus?
Aluno: Não, senhor.
Professor: Você já sentiu o seu Deus, provou o seu DEUS, cheirou o teu Deus? Alguma vez você já teve qualquer percepção sensorial de DEUS?
Aluno: Não, senhor. Me desculpe mas eu não tive.
Professor: Mas você ainda acredita nele?
Aluno: Sim.
Professor: De acordo com empírica, Protocolo, Testável demonstrável, da Ciência diz que o vosso Deus não existe. O que você acha disso, filho?
Aluno: Nada. Eu só tenho a minha fé.
Professor: Sim, fé. E com o que a Ciência tem problema.
Aluno: Professor, existe tal coisa como o calor?
Professor: Sim.
Aluno: E existe tal coisa como o frio?
Professor: Sim.
Aluno: Não, senhor. Não há.
(O auditório ficou muito quieto com essa sucessão de eventos.)
Aluno: Senhor, você pode ter muito calor, e ainda mais calor, superaquecimento, mega calor, calor branco, pouco calor ou nenhum calor. Mas não temos nada que se chame frio. Podemos atingir – 236º graus abaixo de zero que não é calor, mas não podemos ir mais longe que isso. O frio não existe. Frio é apenas uma palavra que usamos para descrever a ausência de calor. Não podemos medir o frio. O calor é energia. Frio não é o oposto de calor, senhor, apenas a ausência dele.
(Havia silêncio no auditório.)
Estudante: E sobre a escuridão, Professor? Existe tal coisa como a escuridão?
Professor: Sim. O que é a noite, se não existe a escuridão?
Estudante: Você está errado novamente, senhor. A escuridão é a ausência de algo. Você pode ter pouca luz, a luz normal, luz brilhante, luz piscante. Mas se você não tem luz constantemente, você não tem nada e você a chama de escuridão, não é? Na realidade não é. Se isso fosse correto, você seria capaz de fazer mais escura a escuridão, não seria?
Professor: Então, a qual ponto você quer chagar, rapaz?
Aluno: Senhor, o meu ponto é que a sua premissa filosófica é falha.
Professor: Falha? Você pode explicar como?
Aluno: Senhor, você está trabalhando na premissa da dualidade. Você argumenta que há vida e há morte, um Deus bom e um Deus mau. Você está vendo o conceito de Deus como algo finito, algo que podemos medir. Senhor, a ciência não pode explicar um pensamento. Ele usa eletricidade e magnetismo, mas nunca viu, muito menos completamente compreendeu qualquer um. Para ver a morte como o oposto da vida é ser ignorante do fato de que a morte não pode existir como algo substantivo. A morte não é o oposto da vida: apenas a ausência dela. Agora me diga, Professor, você ensina a seus alunos que eles evoluíram de um macaco?
Professor: Se você está se referindo ao processo evolutivo natural, sim, claro, eu faço.
Estudante: Você já observou a evolução com seus próprios olhos, senhor?
(O professor balançou a cabeça com um sorriso, começando a perceber aonde argumento estava indo.)
Estudante: Como ninguém jamais observou o processo de evolução em trabalho e não pode sequer provar que este processo é um empreendimento em curso. Você não está ensinando a sua opinião, senhor? Você não um cientista, mas um pregador?
(A classe estava em alvoroço.)
Aluno: Existe alguém na classe que já viu o cérebro do professor?
(A classe explodiu em gargalhadas.)
Aluno: Existe alguém aqui que já ouviu o cérebro do professor, sentiu, tocou ou cheirou? Ninguém parece ter feito isso. Assim, de acordo com as regras estabelecidas de protocolos empiricos, estável, comprovada, a Ciência diz que você não tem cérebro, senhor. Com todo o respeito, senhor, como então confiar em suas palestras, senhor?
(A sala ficou em silêncio. O Professor olhou para o aluno, com o rosto insondável.)
Professor: Eu acho que você vai ter que toma-las pela, fé filho.
Aluno: É isso senhor … Exatamente! O elo entre o homem e Deus é fé. Isso é tudo o que mantém as coisas vivas e em movimento. P.S.

Transmita isto para aumentar seu conhecimento … ou fé.
A propósito… o aluno era ALBERT EINSTEIN.
#SemPalavras
Einstein

domingo, 13 de maio de 2012

Os Reinados




Olá colegas! Aqui está a publicação que prometi quando da postagem “Jacaraú, a cidade que se ergue”.

Os Reinados

Nos últimos dez anos o Brasil tem mudado e mudado bastante. Para que se tenha uma ideia, já somos a 6ª economia mundial, conforme pesquisa britânica divulgada no dia 26/12/2011.
Indo de acordo com essas mudanças os paraibanos, conforme os resultados das últimas eleições, venceram o poderio econômico, as oligarquias maranhistas (personagem paraibano com mais de 50 anos na vida política estadual), espalhadas por todo o Estado, e até mesmo o preconceito religioso, algo quase impossível aos olhos das pessoas comuns. Desta forma, podemos afirmar que o Brasil está avançando e que a Paraíba dá sinais de que também sairá do atraso. Mas, o que impede que Jacaraú acompanhe esse progresso?
Quatro anos e três meses é o tempo exato que estou residindo na cidade de Jacaraú. Em 2010 o Promotor de Justiça, Dr. Marinho Mendes Machado me convidou para ser o seu entrevistado no Programa “A voz do povo”, veiculado uma vez por semana na Rádio Alvorada. Na ocasião o Promotor fizera uma afirmação que me deixou inquieto até os dias atuais: “ESSA CIDADE É MUITO ATRASADA!”, disse ele. Daí por diante, preocupado com o futuro da nossa cidade, passei a analisar as causas que impedem esse Município de desenvolver-se. E por incrível que pareça, cheguei à seguinte conclusão: Aqueles e aquelas que podiam trazer a Nova República, com a democracia e todas as novidades necessárias para a efetivação da mesma, são os mesmos que impedem este Município de avançar.
     As ditaduras vêm sendo abolida em todo o mundo. A queda do Muro de Berlim, de Sadan, de Kadafi, a saída de Fidel Castro do Poder e da direção do Partido Comunista cubano, a deposição de Ricardo Teixeira da Federação Brasileira de Futebol são exemplos que demonstram que esse modo de querer se perpetuar no poder é antidemocrático, arcaico, retrógrado, atrasado e precisa ser abolido de vez para que o desenvolvimento possa aflorar.

A democracia é um sistema que vigora a partir do direito de participação dos cidadãos nas mais variadas esferas da organização social; mas em pleno século XXI em meio a todas as mudanças que abalam e transformam as sociedades mundo afora, em Jacaraú ainda há Instituições que não se renovam, Instituições que deveriam está colaborando para o processo democrático, mas, no entanto, tornam nosso crescimento lento e às vezes quase nulo. Os monopólios dessas organizações sociais que poderiam alavancar o desenvolvimento do nosso Município estão nas mãos “ditadores”que ao invés de viabilizarem impedem que o progresso ocorra. Em minha modesta análise detectei cinco causas principais que impedem esse Município de alavancar o seu desenvolvimento. Porém, acredito ser importante lembrar que pessoalmente não tenho nada contra essas pessoas, até acredito que elas sejam vítimas do sistema que criaram e agora são incapazes de perceber o “mal” que fazem a sua comunidade; que essas pessoas já deram a sua importante colaboração, mas para se haver avanços democráticos e com ele o progresso, se faz necessário que outros possam também colaborar com esses órgãos  importantes para a construção de um Município quanto ao processo de inclusão social  garantindo assim a  perfeita harmonia  na transição entre o velho e o novo.
Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR)


Foi fundado em 24 de outubro de 1971 pelo pai do ex-vereador Leo da Mota, que permaneceu a frente até dois anos antes do seu falecimento em 1982, repassando para o senhor José Alves que permanece até os dias atuais. De lá pra cá lá se vão 32 anos.
Esse fato nos mostra que Jacaraú, em plena era moderna, tem Instituições em Regime Monárquico.
Nos Reinados acontecia exatamente isto. Quando o Rei estava próximo de falecer repassava o poder para um filho ou para alguém mais próximo, de sua inteira confiança. Desta forma se perpetuavam no poder e impediam que houvesse real mudança. “Está tudo como dantes no quartel d’Abrantes”. Pouco se faz aos sindicalizados e quase nenhuma mudança ou contribuição ao progresso do Município foi feito por parte de tão importante Instituição e agora a história se repete. Advinha quem será o próximo presidente do STR?

 
Rádio Comunitária Alvorada FM




Entidade vinculada a Associação Renascer que foi fundada em 1998, tem desde então como seu único presidente o Sr. Ramo Silva.
Segundo o vice-presidente Joel Nunes, a Rádio Alvorada FM, há cinco anos está com a programação no ar, no entanto, populares afirmam que há mais de dez anos que a programação vem sido ouvida. Esses detalhes não importam; muito embora seja notória a visibilidade que a Cidade teve após a sua criação, ainda falta muito para que a Rádio seja realmente Comunitária.
Quem não se lembra do programa Plenário Popular? Programa de cunho jornalístico político, que abalava a Cidade todos os domingos com denúncias sobre os desmandos políticos da Administração e que contava com a participação ativa dos populares que ajudavam de forma dinâmica a apresentação do Programa. Pois bem, o programa foi descaradamente retirado do ar após o fim de seu primeiro contrato e impedido por Ramo Silva de renovação, mesmo diante dos apelos populares, que em tese seria a principal beneficiada pela Rádio e do chamado da Comunidade que considerava o Programa seu verdadeiro Porta Voz. Na época o argumento dado pelo “dono” da Alvorada, foi o de que não seria permitido um Programa de jornalismo político em ano de eleição. Na verdade, o que todos sabem é que o Programa era uma pedra no sapato para os que faziam a Administração, e como secretário municipal Ramo Silva tratou logo de resolver o problema. Pois se o argumento fosse verdadeiro, seu Programa, o Jornal Meio Dia, também teria de ser proibido, pois também falava de política, o que não aconteceu.
Assim como antes, a Rádio continua sendo usada para o desabafo da população; mas diferente de antes, quando se fazem críticas a Administração elas não tem mais a mesma atenção, logo são colocadas em segundo plano, é o que o os cientistas políticos chamam de controle das massas. 





 

EEEIF Castro Pinto



Acredito que Jacaraú seja a única cidade do País em que uma Escola pertencente à Rede Estadual de Ensino seja privada. Você pode perguntar: Como? Mas quando os populares se referem à EEEIF Castro Pinto, não pronunciam o nome da Escola e sim o nome da Diretora, é “a Escola de Dona Geralda”.
Foi assim que a Escola ficou conhecida após tantos anos sendo dirigida por uma só pessoa, desde1989, com a aposentadoria da Senhora Antônia Fernandes, que a direção da referida Escola está nas mãos da atual diretora, ou seja, nesta terra de reinados é necessário que alguém que esteja apossado em um poder morra ou se aposente para que o espaço seja ocupado por outro e assim sucessivamente.
Essa situação atrasa o Ensino e se reflete hoje nas péssimas condições pedagógicas de uma Escola, antes de Excelência, mas que agora tem em seu quadro professores sem autonomia dentro de sala de aula e com funcionários ocupando o lugar de pessoas capacitadas que são impedidas de desenvolverem um bom trabalho por não fazerem parte da lista de agrado da “dona” da Escola. Sua sala de informática nunca foi efetivada, e os vários computadores que ali se encontram há anos, nunca foram utilizados. Alunos deficientes e em número cada vez menor em sala de aula a cada ano. Em contraste com as Escolas Municipais, que mesmo diante de seus problemas, se tornaram a melhor opção para a população, por oferecer um Ensino mais moderno e eficiente.

EEEFM Alzira Lisboa


Na mesma linha de organização, a EEEFM Alzira Lisboa, única Escola pública a oferecer o Ensino Médio neste Município, desde 1991 tem como diretora dona Luciane Pinheiro que permanece no poder até hoje. Por alguns meses esteve fora da Direção, mas não do controle. Sempre esteve na condução indireta de todo o processo, ou seja, nunca saiu do poder. Para que se tenha uma ideia, mesmo hoje afastada por problemas de saúde, é a atual vice-diretora e a todo o momento está comandando ( por telefone)os rumos da Escola.


As Escolas do Estado que deveriam ter um papel de educar a nossa juventude dentro dos moldes democráticos atuais, ainda se encontram na época dos reinados. Vejo todos deste município de joelhos diante destas rainhas-diretoras como se fossem deusas insubstituíveis. É fundamental reconhecer a colaboração que essas pessoas já deram ao nosso Município, porém, para que se faça a modernização precisa, já passou da hora de deixarem outras cabeças com espírito mais jovem e democrático assumirem os destinos da Educação Estadual neste Município.



                 SINSEJA- Sindicato dos Servidores do Município de Jacaraú e Adjacências


Um fato bastante preocupante é perceber que temos jovens universitários, inteligentes, que não conseguem obter uma visão holística a respeito da realidade retrógrada local e mais, aprenderam a subtrair dos nossos trabalhadores da Educação e funcionários públicos quantias em dinheiro que são descontados mensalmente em seus contracheques. Este é o caso do nosso 5º e último fator determinante da continuidade do atraso Municipal.
Tendo como único presidente o Sr. Mariano Vitto(conforme declaração oral do Sr. Joel Nunes, membro da diretoria). Foi fundado em 27.04.2005, e hoje tem sua “dinastia vitoriana” se expandindo por outras cidades desta região. Pedro Régis, Curral de Cima e Logradouro estão sobre o domínio deste monarca.
Assim como o STR, o SINSEJ perpetuará a sua direção, pois para essas entidades, os seus estatutos de nada valem, sobretudo quando se trata de mudanças internas. Há uma blindagem que não permitem renovações.

    Há um detalhe em relação às figuras representantes das organizações aqui citadas. Elas conseguiram incorporar, talvez inconscientemente, o TOP OF MIND,que é um artifício usado na atualidade pelas grandes Empresas capitalistas para plantar na mente das pessoas a marca, o seu produto. Por exemplo, quando pensamos em refrigerante, vem a nossa cabeça de imediato, a Coca Cola, pensamos em sabão, lembramo-nos de Omo, esponja de aço, Bombril e assim por diante. Se você pensa em Cuba, a figura de Fidel Castro é logo associada em sua mente. Da mesma forma acontece com tais representantes aqui:
    Pense no STR, de imediato as pessoas pensam em Zé;
    Pense no SINSEJA, responderão Mariano Vitto;
    Escola Castro Pinto, dona Geralda;
    Rádio Alvorada FM, Ramo Silva;
    Alzira Lisboa, Luciane Pinheiro.Pois é, o nome dessas pessoas é tão forte junto à Instituição que governam que é impossível dissociar o indivíduo da organização que controlam.

     Todo Reinado para continuar a existir necessita de um rei e de súditos auxiliares, os personagens deste Município, aqui citados, não estão sozinhos no domínio dessas Instituições. Existeum grupo de auxiliares diretamente beneficiados com esse sistema que se encarrega de fazer a opinião pública acreditar que aquela organização é Governada pela direção mais séria, correta, competente e que nenhuma outra poderá substituí-la, garantindo desta forma a permanecia da mesma.
     Outro fato a ser observado diz respeito à homogeneidade desses grupos, eles se completam, pois sem esse recurso não existiriam por tanto tempo. Quase sempre o membro de um grupo participa dos demais. Observe o seguinte: um indivíduo é diretor em uma importante Escola do Município, membro da diretoria do STR e funcionário no mesmo, e, ainda, é um dos diretores da Rádio Alvorada FM. Dessa forma, uma só pessoa ocupa vários cargos dentro das três áreas analisadas neste artigo. Quando o acúmulo de função já não é mais possível (3,4,5), colocam o cônjuge, o irmão, o filho, isto após acumular o maior número de funções que puder entre o casal.
     Você jovem, que está estudando, se preparando para um futuro, precisa está muito atento a essa realidade, mas talvez não tenha espaço nesta cidade, a menos que faça parte de uma das famílias ou grupo que estão no controle.
     Em uma democracia os movimentos sociais e a existência de entidades que os representem são por demais importantes. Sou consciente desta realidade e não pretendo jamais abalar as estruturas de tais organizações. Muito pelo contrário, busco por meio destes esclarecimentos, conscientizar o cidadão comum da importância que essas organizações têm em uma sociedade democrática, sobretudo quando elas atuam de forma eficaz, e mais, gostaria que tais entidades observassem seus estatutos, obedecessem às normas e garantissem a rotatividade do poder. Sem isso não há democracia, sem democracia não há participação e sem participação não há avanços.
     Faz-se necessário que os trabalhadores rurais se apropriem de sua entidade, bem como os professores, funcionários públicos e os associados da Associação Renascer, para que novas diretorias assumam garantindo a realização de mudanças que a nova realidade exige, pondo um fim nos mandatos obsoletos que as dirigem.
     As Escolas do Estado constituem outra realidade, os cargos de direção são nomeados por forças políticas externas com indicação de lideranças locais. Aí está à questão, como o Município está em realidade de atraso, as lideranças políticas locais também não conseguem enxergar com clareza a necessidade de mudança e indicam as mesmas pessoas para continuarem compondo tais cargos.
     Se observarmos os avanços alcançados pelo Brasil nestes dez anos próximos passados, constataremos que foram muitos. No entanto, em relação a outros países emergentes poderíamos ter crescido mais...
O Nordeste é, atualmente, a terceira economia do Brasil entre as grandes regiões, ainda assim, é a região com o mais baixo PIB per capita e maior nível de pobreza. Olhando por esse aspecto, a nossa região, em relação às demais, cresceu menos. Dentro do Nordeste brasileiro a Paraíba tem ficado para trás, pois estamos classificados no sexto lugar com o nosso PIB per capita,  e, dentro do nosso Estado, a cidade de Jacaraú tem avançado em desenvolvimento bem menos que o seu potencial    
     Não devemos ficar acomodados pelo fato de estarmos em uma Região menos desenvolvida, em um Estado que não acompanhou a velocidade do país e em uma Cidade com líderes que não conseguem enxergar além do seu umbigo. Não acredito que seja necessário que haja uma intervenção externa antidemocrática nas Instituições do Município aqui mencionadas. Acredito, portanto, que os membros, diretores de tais Instituições, uma vez conscientes desta realidade abram as portas para que outras pessoas possam se associar, busquem a renovação das mesmas e garantam o processo democrático.
Segundo Cristian Laville e Jean Dionne, em sua obra “A construção do saber”, quando se referem à democratização, afirmam o seguinte: “Anteriormente, a ordem social sofria tão pouca transformação que parecia imutável. O lugar de cada um parecia aí determinado de uma vez por todas ou quase. (…) As revoluções e as mudanças políticas do século XIX subverteram essa ordem”.

É preciso ser ousados, acreditar que somos capazes de mudar a realidade e avançar rumo ao progresso, caminhando sobre as águas, vencendo tempestades, derrubando barreiras, acreditando que o amanhã pode ser melhor. É inadmissível que em pleno século XXI continuemos com as mesmas práticas de organizações utilizadas há mais de 200 anos. Se esses autores morassem em nossa cidade, ao escrever sobre esse assunto, não usariam os termos "anteriormente", nem afirmavam que as revoluções e as mudanças políticas haviam subvertido essa ordem, pois aqui continuamos como antes. De fato, em todo o mundo houve mudanças, mas aqui, ainda vai chegar. Aguardo ansioso para isso acontecer, e logo.
Januário Neto.


















O que é o amor de mãe?

 A minha mãe é guerreira das guerreiras, pois, sem recursos financeiros e sem o companheiro, criou 15, 08 homens e 07 mulheres, ninguém trilhou por caminhos incertos.

Misterioso o desígnio divino que dá à mulher o poder de transmitir a vida. Uma característica que, juntamente com a grande capacidade de amar e perdoar aproxima de modo particular a mãe à Deus.

O filósofo grego Sófocles dizia que "A mãe inventou o amor na terra" e "para a mãe os filhos são âncoras da vida”.

De fato, sustenta o frances Honoré de Balzac: "O coração de uma mãe é um abismo no fundo do qual há sempre perdão".

O filósofo, escritor, dramaturgo, crítico literário frances Jean Paul Sartre reconheceu: "Quanto mais lágrimas nos olhos da mãe custou o filho, mais caro a seu coração”.

Na verdade a mãe se comporta como Deus " te ama sempre."

Diz Marcel Proust: A criança chama a mãe e pergunta: "De onde vim?De onde você me pegou?" A mãe ouve, chora e sorri enquanto aperta seu bebê contra o peito. "Você era um desejo dentro do coração”.

Até mesmo o niilista Friedrich Nietzsche afirmou: "Meu único consolo, quando ia dormir, era que minha mãe vinha me beijar quando eu tinha apenas deitado”.

Neste sentido, a poetisa e escritora Silvana Stremiz escreve: "O amor de uma mãe não tem fronteiras, não tem limites, nem condições.Nos ama sem pedir nada. Amor imcomparável. Ninguém vai nos amar como você. Por este amor mãe eu digo obrigado".

Edmondo De Amicis, autor do livro "Coração", constatou que "Se de todos os gestos de afeto e de todas as ações honestas e generosas de que nos orgulhamos pudéssemos descobrir a primeira semente, iríamos descobrir quase sempre no coração da nossa mãe ".

O médico, professor e escritor americano, considerado por seus contemporâneos como um dos melhores escritores do século XIX, Oliver Wendell Holmes (sênior), acrescentou: "A verdadeira religião do mundo vem muito mais das mulheres do que dos homens, sobretudo pelas mães , que levam a chave de nossas almas em seus corações”.

Também o escritor e jornalista austríaco Joseph Roth afirma: "Eu nunca vou esquecer a minha mãe, ela foi a primeira a plantar e cultivar as primeiras sementes do bem dentro de mim”.

Por esta razão, o poeta norte-americano William Ross Wallace diz: "A mão que fez o berço balançar é a mão que governa o mundo".
E conclui o escritor judeu Kompert Leopold: "Deus não pode estar em toda parte: é por isso que ele criou as mães”.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Fé e Ciência - Ressurreição de Cristo

INÍCIOPERFILDOCUMENTÁRIOS
QUINTA-FEIRA, 1 DE MARÇO DE 2012

FÉ E CIÊNCIA: ESTUDO REVELA NOVOS INDÍCIOS SOBRE A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO


Um grupo de arqueólogos e especialistas em assuntos religiosos apresentou em Nova York as conclusões de uma pesquisa que apresenta indícios da ressurreição de Jesus a partir de um túmulo localizado em Jerusalém há três décadas.

"Até agora me parecia impossível que tivessem aparecido túmulos desse tempo com provas confiáveis da ressurreição de Jesus ou com imagens do profeta Jonas, mas essas evidências são claras", afirmou nesta terça-feira à Agência Efe o professor James Tabor, diretor do departamento de estudos religiosos da Universidade da Carolina do Norte, um dos responsáveis pela pesquisa.

O túmulo em questão foi descoberto em 1981 durante as obras de construção de um prédio no bairro de Talpiot, situado a menos de quatro quilômetros da Cidade Antiga de Jerusalém. Um ano antes, neste mesmo lugar, foi encontrado um túmulo que muitos acreditam ser de Jesus e sua família.

Ao lado do professor de Arqueologia Rami Arav, da Universidade de Nebraska, e do cineasta canadense de origem judaica Simcha Jacobovici, Tabor conseguiu uma permissão da Autoridade de Antiguidades de Israel para escavar o local entre 2009 e 2010.

Em uma das ossadas encontradas, que os especialistas situam em torno do ano 60 d.C., é possível ver a imagem de um grande peixe com uma figura humana na boca, que, segundo os pesquisadores, seria uma representação que evoca a passagem bíblica do profeta Jonas.

A pesquisa, realizada com uma equipe de câmeras de alta tecnologia, também descobriu uma inscrição grega que faz referência à ressurreição de Jesus, detalhou à Agência Efe o professor Tabor, que acrescentou que essa prova pode ter sido realizada "por alguns dos primeiros seguidores de Jesus".

"Nossa equipe se aproximou do túmulo com certa incredulidade, mas os indícios que encontramos são tão evidentes que nos obrigaram a revisar todas as nossas presunções anteriores", acrescentou o especialista, que acaba de publicar um livro com todas as conclusões de sua pesquisa, "The Jesus Discovery".

O professor reconhece que suas conclusões são "controversas" e que vão causar certo repúdio entre os "fundamentalistas religiosos", enquanto outros acadêmicos seguirão duvidando das evidências arqueológicas da cristandade.

Anteriormente, essa mesma equipe de pesquisadores participou do documentário "O Túmulo Secreto de Jesus", produzido pelo cineasta James Cameron. Na obra, os arqueólogos encontraram dez caixões que asseguram pertencer a Jesus e sua família, incluindo Virgem Maria, Maria Madalena e um suposto filho de Jesus.

Segundo o documentário, as ossadas encontradas supostamente apresentavam inscrições correspondentes às identidades de Jesus e sua família.

Fonte: Agência EFE (internacional)
Editado por: Hugo Freitas