quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

FELIZCIDADE




FELIZCIDADE

Colegas, eu estou com uma enorme felicidade, pois percebo claramente que é possível interferir no modo de pensar e agir dessa gente.
Sou filho natural de Jacaraú, nasci no Sítio Tarama em 01/03/67. Aos cinco anos de idade o meu pai e a minha mãe migraram para São Paulo em busca de sobrevivência e eu e a minha irmã fomos levados para a casa dos nossos avós no Sítio Avarzeado  Município de Alagoinha-PB. Dois anos mais tarde voltamos a morar com os nossos pais na cidade de Alagoinha-PB, onde cresci, cursei o ensino fundamental e iniciei a minha caminhada como participante da Igreja Católica e de movimentos populares.
Sai desta cidade com 19 anos de idade, fui para Guarabira, cidade pólo, maior centro educacional, comercial e religioso do brejo paraibano. Fui seminarista, trabalhei no comercio; fui um dos principais fundadores do MST-PB. Percorri o Brasil na luta pela Reforma Agrária e outros direitos garantidos em lei para as pessoas carentes. Fui presidente de associação no conjunto Mutirão. Fiz transporte alternativo e fui da equipe de formação da Diocese de Guarabira. Conclui o ensino médio e adentrei na FAFIG (Faculdade de Filosofias e Letras de Guarabira), hoje, UEPB. Abandonei o curso de Estudos Sociais no 2º período.
Sempre fui movido por um espírito religioso e social buscando dias melhores para os menos favorecidos, categoria da qual sempre fizera parte. Sempre acreditei que melhorando a vida da coletividade a minha também melhoraria.
Em julho do ano de 1996, me mudei para a Cidade de Logradouro, já na companhia da esposa e duas pequenas filhas. Trabalhei com videogames, vendi sorvetes e picolé, fui motorista lotado na prefeitura, coordenador de saúde. Por questões políticas, no ano de 2002, passei a ser perseguido. Mais uma nova etapa na minha vida! Fui Delegado de Polícia Civil, depois, membro coordenador do programa Federal de 1 milhão  de cisternas de placas, me graduei em teologia, fui admitido como professor do Estado da Paraíba, função que ocupo até a presente data.
No dia 26 de janeiro do ano de 2008, cheguei de “mala e cuia” para morar em Jacaraú. Regressei para a minha cidade de origem com um grande sonho: Contribuir para o desenvolvimento desta cidade e gerar melhores condições de vida para todos. Hoje se completam quatro anos que estou residindo em Jacaraú. 
Eu gostaria de ter realizado a minha missão nas hostes da Santa Madre Igreja, porém a Igreja desviou-se bastante do projeto de Cristo anunciado por ele próprio e pelos novos ventos do Concílio Vaticano II, esquecendo-se de uma das faces de Cristo indicada na Bíblia Sagrada no Evangelho de Mateus 25, 35s.
Para que haja uma melhora na vida social das pessoas é necessário que haja uma mudança de mentalidade. Estou muito feliz, pois sinto que estou mexendo com o modo de pensar e agir das pessoas comuns e, sobretudo daquelas que têm influência no destino deste município. Percebo que a cidade está mais feliz, mais esperançosa. Observo isso nas pessoas que sonham ideais parecidos, como no caso do Promotor de Justiça, amigos e amigas do facebook, colegas de partidos políticos e de instituições como as pessoas que compõem o Conselho Tutelar, dentre outras mentes brilhantes atuantes neste lugar. Tenho percebido nos últimos acontecimentos que candidatos a prefeitos têm me procurado para adquirir as minhas propostas e incluí-las em seus planos de governo. O Promotor de Justiça da cidade já está articulando uma equipe de cabeças pensantes para a partir das minha propostas e projetos elaborarmos uma carta proposta que será assinada por cada candidato se comprometendo em realizá-las, caso seja eleito. A cidade está com obras por toda parte e o Município vive um período de reconstrução, algo inédito em uma gestão no termino de oito anos de mandato.
Eu me emocionei e chorei, havia cerca de um mês, quando pesquisara a biografia de Lula o Ex Presidente, pois naquele momento me sentia parte das transformações pela qual o nosso País está passando, eu me senti dentro da história. É essa mesma emoção que estou sentindo a vislumbrar um Município mais justo e igualitário para todos que residem nesta FELIZCIDADE.
Parabéns Jacaraú pela passagem do seu quinquagésimo aniversário.
Januário Neto

2 comentários:

  1. Muito bem Deda, 100% verdade, como sua irma, eu teria colocado mas um monte de verdades no seu currículo, rs, claro que sempre ao seu favor, eu diria que vc sempre esteve ao lado de seus irmaos menores, que nao só teve responsabilidade no sustento mas também na educacao, muita gente diz e pensa que agente se criou sem pai, eu digo, eu me criei com dois. Aos dezesses anos, quando papai foi pra o Rio, além dele continuar sendo pai, vc ficou ajudando mamae no que podia, hoje é que vejo quanta responsibilidade vc tinha, sem falar que sempre foi exemplo pra gente, eu lembro muito se suas palavras, e mesmo nao estando de acordo com tudo, valeu.
    Sim voltando ao comentário, Deda,eu nao estou aí pra vê, mas já passei por isso, acho que a felicidade que vc esta vendo nos outros é a sua, ou seja, vc está se olhando no espelho, com isso vc também está contagiando felicidade, vc é muito carismático. Se vc nao acredita; faz uma cara feia e saia na rua, eu duvido que vc colha um sorriso, e se colher, vai ver como gozacao.
    Fica com Deus
    Até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há alguns equívocos no meu relato. Só após conversas que realizei com a minha mão é que ela me tirou as dúvidas.
      Quando fui levado para o sítio Avarzeado, fui acompanhado com mais dois irmãos e duas irmãs. Eu, o mais velho dos homens e Maria a mais velha entre as mulheres e mais velha que eu. O sítio Avarzeado pertence a Pilões-PB.
      A minha mãe só passou sete meses em São Paulo e ao voltar reconstituímos a família até o ano de 1990 quando o meu pai abandonou a casa e tivemos que nos virar (nós,sete irmãos e sete irmãs)sozinhos, apenas com o apoio da nossa mãe. Por ser eu o mais velho dos homens assumi a responsabilidade por aquele núcleo familiar, pobre, desprezado,sem recursos e sem uma educação adequada. Desculpem! Vou parar o relato, estou sofrendo bastante só em lembrar...

      Excluir