quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Plantar ideias novas

É necessário que as pessoas de bem ocupem espaços na vida política.
Ontem 27/12/2011, eu tive a oportunidade de manter contato com o pai de um vereador deste município, foi uma conversa bastante proveitosa, porém devo fazer algumas observações; Percebi a posição dele bastante parecida com os demais políticos, nada de novo, apenas o óbvio para qualquer político em municípios desse porte. O meu posicionamento é, estou aberto ao que for decidido pela maior parte do partido, no entanto, eu tenho uma visão diferenciada no que diz respeito à prática política.
     O indiano Gandhi, uma das maiores personalidades de todos os tempos, em todo o mundo, afirmava que, "o melhor caminho para o êxito é o agir sem se preocupar com o resultado da ação". Baseado, também, nesse pensamento é que estou adentrando na vida política. O meu trabalho será de conscientização  e não de alienação, de libertação e não de escravidão. O tom do meu método de trabalho está exposto já na minha mensagem natalina, leia-a com atenção e verá com clareza o que eu pretendo realizar no meio político.
     Ser vereador, para mim, será apenas uma consequência. Na verdade eu pretendo plantar ideias novas que talvez não gere resultados de imediato, contudo, com o decorrer do passar do tempo, teremos mudanças significativas na vida social e política do nosso município e região. Eu não sou o salvador da pátria, é a lei natural em que as coisas, aparecem, crescem envelhecem e desaparecem. assim acontecem com os reinados, os impérios, os sistemas etc.
     Nesses dez anos passados, o Brasil tem mudado e mudado bastante. Para que se tenha uma ideia, já somos a 6ª economia mundial, conforme pesquisa britânica divulgada nesta 2ª, dia 26/12/11.
     A paraíba, conforme os resultados das ultimas eleições (1º e 2º turno) venceu o poderio econômico, as oligarquias maranhistas (personagem paraibano com mais de 50 anos na vida política estadual) espalhadas por todo o Estado, e, até mesmo, o preconceito religioso. Algo quase impossível aos olhos das pessoas comuns. Será que em Jacaraú devamos continuar com um mesmo modelo arcaico, retrógrado, obsoleto de fazer política? É bem provável que, nas eleições de 2012, continuemos subordinados a esse paradoxo eleitoreiro implantado em nosso município, no entanto, faz-se necessário a junção de algumas cabeças pensantes para darmos inicio a um processo de coscientização, a partir de análises de conjuntura local, para que possamos nas eleições vindouras colher os frutos da liberdade consciente dos cidadãos e cidadãs jacarauenses.
     Não nos enganemos, os dois principais grupos, situação e oposição, que estão  disputando a gestão municipal não representam as mudanças necessárias para que possamos acompanhar o nível de crescimento do País e do Estado.
     O grande problema dos grupos opositores: Não têm uma política estabelecida a partir de objetivos  claros, por isso não há metas a seguir. O individualismo ainda é muito forte impedindo que tenham uma visão olística da realidade. Espero comentários. 
                                                                         Januário

domingo, 25 de dezembro de 2011

Carta Natalina 2011


    Caros colegas das redes sociais, do meu trabalho na Prefeitura, no Alzira Lisboa, meus alunos, familiares e a quem interessar.
Estamos no final de mais um ano, trabalhamos bastante, refletimos sobre muitos sonhos. Que neste natal possamos nos regozijar na certeza do dever cumprido e na esperança de construirmos dias melhores.
    2012 está chegando. Os vendedores de ilusão, por mais uma vez, irão bater em nossa porta. Lembremo-nos que somos a imagem e semelhança de Deus, somos valiosos e não objetos de negócio que se compra e que se  vende, pois quem se vende tem preço e tem um valor, mas quem tem valor não tem preço que o compre, pois não se vende.
    Que em 2012 se realizem os sonhos da coletividade e não os sonhos egoístas de alguns que buscam tão somente o ter  e esquecem do ser.
Feliz Natal. Que a esperança vença o medo, o conhecimento vença a ignorância e 2012 seja repleto de realizações. Esses são os votos de Deda, Januário, o maior a todas as pessoas de boa vontade que habitam o nosso torrão.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Festa de Nossa Senhora da Conceição??

Olá colegas da net, bom dia. 
Caro vereador e demais leitores, na condição de Teólogo, Agente Administrativo atuante na Prefeitura de Jaacaraú. Professor, lecionando as disciplinas de Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso, fiz atentamente a leitura do artigo do Promotor MMM "a ignorância estimulada" e confesso,  não encontrei nenhum absurdo, pelo contrário, ali fora exposta a visão oculta, até o momento, à maioria das pessoas. De modo sábio, sóbrio, consciente, o nobre promotor expõe o seu ponto de vista a respeito da construção da quadra escolar a ser erguida em uma parte da praça do bairro São José deste município, o fato de pensarmos diferente, não significa afirmarmos que o pensamento dele seja absurdo.
O questionamento que ele fez sobre a festa profana realizada em nome de Nossa Senhora da Conceição, antecipou comentários que eu já pensava em publicar no meu blog, pois ele comentou justamente o meu ponto de vista. Eu achei ridículo aquele camarote com aquela ralé de Guarabira, intitulada de nobreza, tomando uma boa parte do pequeno espaço reservado à festa, apenas para ficarem em um ambiente de destaque. Lembro-me que, quando os artistas que se apresentaram neste evento mandavam alô para a gestora  do município olhavam em direção aquele camarote. Só uma observação: foram aqueles exibidos que levaram milhares de verbas do nosso erário público por aquele evento. As atrações, que se apresentaram naquele palco, representaram o nível mais elevado de alienação e mau exemplo que artistas podem oferecer a um público. A primeira banda canta "hoje é cachaça, mulher e gaia", o segundo artista, bebe e fuma durante todo o show além de nos chamar de cornos e raparigas dentre outros adjetivos vulgares e pornográficos citados com frequência. Como se não bastasse, leva boa parte de nossas riquezas, como vocês podem ver, o Promotor está correto. Aquela divisão das mesas, naquele pavilhão, com cores correspondente à sígla partidária, isso é muito retrógrado, pobreza intelectual, poderíamos inovar esses eventos de modo mais harmonioso, solidário, fraterno, ao invés de querermos destaques nos isolando das pessoas. Parabéns MMM pela postagem. JACARAÚ, VAMOS SAIR DA CAVERNA!