segunda-feira, 2 de julho de 2012

Convenção ou comício?


 30 de junho, dia das convenções em Jacaraú e em muitos outros municípios brasileiros.
Fica mais que evidente que duas cores predominarão as eleições no nosso município, o AMARELO e o VERMELO. O amarelo representa um grande valor, está no ouro, no sol, no arco ires. O vermelho é sangue, que jorra das veias e do coração. Pelo que se vê, teremos um bom embate.
Na oposição, temos um jovem ex-vereador, formado em direito, filho natural deste município, tradição em uma agremiação partidária forte (PMDB), ligado a um grupo político que está fora do poder a 16 anos, conseguiu arregimentar forças políticas locais do partido do governador e do partido do vice-governador e conta com seis dos nove vereadores que compõem a câmara municipal, ainda tem o atual vice prefeito na sua base de apoio. Todos esses fatores faz com que a oposição venha com tudo, com muita força e determinação para vencer as eleições. A palavra de ordem é MUDAR.
Na situação temos um jovem, engenheiro, formado em direito, ex-secretário de Agricultura deste município na gestão do tio, não é filho deste município mas é parente dos lideres do grupo político que está no governo a 16 anos, não é político, nunca concorreu a cargos eletivos na política, mas, conta com o apoio do pai que é prefeito em Pedro Regis, o apoio de parte do grupo do tio que foi prefeito em Jacaraú, o apoio do partido dos trabalhadores e o apoio da atual prefeita que apesar de alguns desmandos administrativos e do alto investimento que o Governo Federal tem trazido para os municípios, inclusive para este, tem trabalhado bastante por esse município. Esse conjunto de fatores faz com que a situação venha com força total, tentando a sua permanência no poder. A palavra de ordem é CONTINUAR.
As convenções estão descaracterizadas, pois o momento que deveria ser de escolha dos candidatos por parte dos filiados de tais partidos mediante a debates de propostas e a apresentação de nomes de pessoas em condições de realizá-los, torna-se um evento aberto em que os principais líderes são apresentados a toda população, de forma festiva e contagiante, afastando de vez, o espaço da discussão e do debate. O preenchimento de atas é o que menos interessa. Na verdade, a reforma política que está por vir deveria mudar a nomenclatura, ao invés de convenção seria denominado de 1º comício.
Januário Neto


domingo, 1 de julho de 2012

O voto consciente

Votar em palhaço é uma forma válida de protestar?
O desgosto do nosso povo brasileiro com os políticos tem gerado protestos inusitados, como a eleição ate de animais, em décadas passadas, e a candidatura de pessoas sem nenhuma ligação com a política, que chegam a declarar publicamente não entenderem nada sobre o cargo que esta desputando.Ex o slogan mais comentado da ultima eleição foi "Vote Tiririca, pior que ta não fica". O que você pensa disso? Esse tipo de voto de protesto ajuda o Brasil a melhorar? Passado o fervor da campanha eleitoral e concretizado o deboche por meio da eleição desses personagens, como fica o país e qual a contribuição desses novos políticos durante anos? Qual o prazo de validade da piada que se faz ao se votar em palhaço?
Voto Consciente
É muito comum ouvirmos que todos ospoliticos são iguais,o que é uma inverdade,e que o voto é apenas uma obrigação.Muitas pessoa não sabem e não conhecem o poder e o significado do voto da politica em suas vidas
E numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania,. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. seja na área de saude, educação e etc. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida, desta forma, precisamos dar mais valor a política e aos politicos de nossa cidade temos que literalmente estudá-los, saber realmente quem são o que querem o que ja fizeram e o mais importante quais suas propostas para nossa cidade no futuro o que podem fazer, acompanhando com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade. Sei que somos uma menoria mais pensando e agindo assim este municipio cresce e assim o país.
E sendo assim devemos valorizar o voto e o fazer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.
Ai nos perguntamos: Como votar conciente? Em primeiro lugar temos que aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Eai!!!Como identificar um bom político?
É importante acompanhar as noticias de nossa cidade, ouvir o povo com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo, perguntando ou sugerindo idéias para o seu representante. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.
Sei! Votar consciente da uma dor de cabeça e um trabalho enorme. porém os resultados são positivos,o voto numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um, principalmente se sabemos do passado, pode ter consequencias negativas novamente no futuro,sendo que, depois é tarde para o arrependimento.
Jacarau,05 de junho de 2012. ass.Ary